A cera Quente Pode Causar Flacidez e Varizes? Hot Wax Can Cause Sagging and Varicose Veins?


Depilar com cera quente causa o aparecimento de pelos encravados?
Os pêlos encravados surgem, na grande maioria, em mulheres que possuem hormônios masculinos em níveis elevados ou nas que têm pelos que nascem enrolados. Como não é possível modificar esta característica, o que ocorre é que, ao ser retirado pela raiz, o pêlo nasce mais fraco. Se a pele da cliente não estiver bem hidratada e a camada de queratina (células mortas que revestem a nossa pele) estiver espessa (ressecamento) o pelo não consegue romper a pele. O segredo é cuidar da pele usando esfoliantes e hidratantes.

Depilar com cera quente causa varizes?
Não. Depilar com cera quente, morna (tépida), roll-on ou fria não provoca varizes, que são veias dilatadas e tortuosas que não têm a capacidade de retornar o sangue. Elas ficam localizadas muito abaixo da hipoderme, porém, se os sintomas de inflamação forem avançados com úlceras e flebite, não é recomendada a depilação nem mesmo com gilete.

A cera quente faz os vasinhos das pernas se romperem e pode causar varizes?
A cera quente ao ser aplicada tem ação superficial. As veias ou micro vasos ficam localizados muito abaixo da hipoderme, onde os efeitos da cera não alcançam.

Depilei o rosto e ele ficou muito vermelho. É normal?
Sim. A pele do rosto fique vermelha logo após a depilação, pois esta região é muito sensível. Evitar a exposição solar usando filtro previne o aparecimento de manchas. Também é normal sentir coceira nas pernas após a depilação, pois a circulação foi ativada com a aplicação da cera e retirada do pelo.

A cera quente aplicada com muita freqüência pode causar flacidez, principalmente em regiões onde a pele é mais fina, como abaixo da sobrancelha e buço?
Nem somente o calor, sem o movimento de "puxar a cera" altera o tônus da pele. Este estímulo é apenas superficial. A flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, que não são atingidas durante o processo de depilação. Quem quer driblar o problema da flacidez precisa evitar o sol e as lâmpadas infra-vermelhas, principalmente nas pálpebras, pois a exposição excessiva à radiação causa prejuízo às fibras colágenas e elásticas que sustentam a pele.

Quem tem problemas de alergias na pele não pode fazer depilação com cera quente?
Primeiro é preciso avaliar quais são os produtos e componentes causadores da alergia. Se não for alérgica a nenhum produto do composto da cera, pode depilar.

A depilação com cera quente pode manchar ou escurecer a pele?
As manchas escuras podem aparecer caso haja exposição ao sol sem o uso do protetor solar após a depilação ou se a cera quente for aplicada sobre algum tipo de lesão. A cera depilatória tira a camada de proteção da pele, deixando-a mais exposta e vulnerável, portanto requer cuidado dobrado.

A depilação com a cera quente dói menos do que com a cera fria?
Sim. A cera quente atua como relaxante sobre a pele, dilatando os poros, o que facilita a retirada do pelo com mais facilidade e menos dor.

A cera depilatória precisa ser descartável?
Sim. Não se deve usar a mesma cera depilatória em outras clientes.

Não se deve fazer nova depilação com cera em menos de 1 mês da depilação anterior?
A pele leva, em média, 28 dias para se recompor após a utilização de cera depilatória que retira a camada córnea da pele, deixando-a desprotegida. Então, manter esse intervalo de tempo é importante.

É aconselhável que as gestantes de 9 meses de gravidez realizem a depilação íntima completa (tricotomia) para agilizar os preparativos do parto?
Depende. Siga sempre a orientação de seu médico. Alguns obstetras aconselham a retirada de todo os pelos para facilitar os preparativos do parto. Porém, caso esta seja uma recomendação de seu médico, sugerimos que a depilação seja feita, paulatinamente, a partir do 5º mês de gestação, para evitar a sensibilidade maior que as mulheres apresentam no 9º mês de gestação.

A depilação com cera quente faz os pelos crescerem mais depressa do que a depilação com cera fria?
Não. Toda depilação realizada com a retirada dos pêlos pela raiz faz com que os pelos levem, em média, de 20 a 25 dias para crescer novamente.

Depois que a depilação com cera é realizada, não se deve utilizar a pinça para a retirada de pelos que sobraram, pois isso faz com que eles fiquem mais fortes quando nascerem?
Mito. Os pêlos que resistem à depilação devem sim ser retirados com pinça para acabamento do trabalho realizado. Na depilação com cera quente a pele fica relaxada e os poros dilatados, fazendo com que os pelos fiquem praticamente desprendidos de sua raiz, facilitando a extração, sem causar nenhum tipo de alteração em sua estrutura.

É bom intercalar uma depilação com cera e uma depilação com aparelho de barbear para não irritar muito a pele?
A depilação com cera quente não irrita a pele. Mas em casos graves de pelos encravados este procedimento pode ser adotado, pois a lâmina vai esfoliar a pele, soltar os pelos encravados e deixá-los pontiagudos, facilitando a saída da pele quando crescer.

A cera quente é mais indicada no inverno, pois as altas temperaturas do verão contribuem para aumentar ainda mais a temperatura da cera, causando vermelhidão na pele?
A temperatura da cera é a mesma no inverno ou no verão. A temperatura interna de cada pessoa é que muda conforme o clima ou temperatura externa, tornando a cera mais suportável ou não.


Tenho fragilidade capilar. Que tipo de cera devo usar?
Recomendamos o uso de cera quente ou morna, pois não há pressão sobre a pele ao passar a cera no local. A cera fria precisa de pressão sobre a pele para que o pelo grude nela, o que pode ocasionar uma pequena lesão nos vasos.

Cera Roll-on é considerada uma cera descartável?
Sim. Desde que a cliente tenha seu próprio refil. Quando o refil é usado por mais de uma pessoa a cera que está dentro dele está com impurezas levadas pelo roll-on que faz um rodízio entre a pele da cliente e a cera. Existem no mercado ceras roll-on de excelente qualidade e a cliente deve exigir que o refil seja exclusivamente seu.

Depilei o buço e apareceu uma irritação na pele. Pode ser alergia?
Pode não ser alergia. Ao fazer uma depilação pela primeira vez, principalmente no buço que é uma área muito sensível, é possível que a pele apresente uma irritação que chamamos de foliculite (inflamação do folículo piloso) devido à agressão natural gerada pelo ato de depilar e por ser uma área de fácil contato com as mãos que podem transmitir bactérias na região que está sem a proteção da camada córnea, retirada pela cera depilatória.

Estou fazendo tratamento para acne no rosto. Posso depilar?
Se você estiver qualquer tipo de tratamento em sua pele com produtos à base de ácidos ou mesmo tomando medicações via oral com o intuito de tratar a pele através de descamação da mesma, a depilação é desaconselhada. Sugerimos que o tratamento com ácidos seja interrompido pelo prazo mínimo de 7 dias antes de se depilar.

Posso me expor ao sol antes e após a depilação?
Você não deve se expor excessivamente ao sol por, no mínimo, 24 horas antes e 24 horas depois de se depilar. Conheça os motivos:
Antes: ao ser expor ao sol antes de se depilar, sua pele fica sensível e a temperatura da cera em contato com a pele sensível pode causar queimaduras ou mesmo causar manchas.
Depois: ao se expor no sol após a depilação, você está expondo uma pele sem a proteção natural dela aos raios solares. Após a depilação a pele também fica sensível, mesmo que você não perceba. Ao se expor ao sol direto, mesmo que com filtro solar, você poderá prejudicar sua pele e causar manchas.
IMPORTANTE: Se você estiver muito bronzeada pelo sol ou pelo uso de qualquer produto químico, e desejar fazer depilação, corre o risco de perder o bronzeado e ficar com a aparência desbotada no local onde a cera foi aplicada.


ATENÇÃO: USE SEMPRE FILTRO SOLAR EM TODO O CORPO.

Posso passar anestésico antes de fazer a depilação?
O uso de anestésicos não é recomendado por vários motivos entre eles o de que mesmo sendo um produto de uso tópico poderá causar algum tipo de reação séria a sua saúde além de que seu uso tira a sensibilidade da pele podendo prejudicar no resultado final de sua depilação causando danos à mesma.

O que o Pello Menos recomenda para as clientes para que o resultado final da depilação seja satisfatório?
Recomendamos:
Evite expor-se ao sol e usar cremes e desodorantes que contenham álcool em sua formulação, no período de 24 horas após a depilação, para não causar manchas na pele.
Não faça uso de calças jeans apertadas após a depilação das pernas e virilha para não causar irritação na pele.
Após a depilação de qualquer parte do corpo, use SEMPRE O PROTETOR SOLAR, mesmo em dias de chuva.
Se você estiver com assaduras, irritações ou algum tipo de anomalia na pele, deve procurar depilar-se numa outra ocasião.
Nunca retire pelos encravados utilizando agulhas e alfinetes. Este procedimento poderá causar manchas na pele além de possíveis infecções.
Faça uma esfoliação até 3 dias antes de se depilar como forma de evitar que os pêlos encravem.

Fonte:Pello menos 


Venha nos visitar, tomar um chá quentinho,conversar e sair daquí com a pele lisa e macia!

Imagens:Google

Rua Antonio Otaviano Dourado,22, Centro - Ao Lado da Diamantes Calçados. Irecê-Bahia